Pular para o conteúdo principal

De Sacerdote a Rei: O Caminho do Guardião do Lar


Imagem de Jim Black por Pixabay

Introdução

Estamos assentados nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 2.6-9), somos um sacerdócio real e uma nação eleita para sermos reis e sacerdotes (1 Pedro 2.9; Apocalipse 1.6). Essa posição sublime é mais do que um título honorífico; é um chamado para uma vida de serviço e liderança exemplares em nossos lares. Mas como traduzir essas verdades espirituais em práticas diárias? Como trilhar o caminho de sacerdote a rei em nossas famílias? Ao longo deste texto, exploraremos os passos necessários para essa jornada transformadora, visando nos tornarmos guardiões íntegros e eficazes de nossos lares.

O Sacerdote Cristão

Iniciaremos respondendo à pergunta: 
Como saber se estou agindo como sacerdote do lar? 
Por meio dos frutos.
 
Os frutos cristãos são qualidades visíveis, e o sacerdote cristão possui qualidades das quais enumeramos quatro:
1. Intercede por sua família: O sacerdote cristão ora por sua família, intercedendo por ela diante de Deus (Cf. Jó 1.5).
2. Ama sua esposa: Assim como Cristo deu sua vida por nós, o sacerdote cristão ama sua esposa a ponto de dar sua vida por ela (Efésios 5.25-31).
3. Tem discernimento espiritual: O objetivo é que nenhum se perca. O sacerdote cristão busca discernir a vontade de Deus para sua família. Josué, líder que sucedeu Moisés no Antigo Testamento, é frequentemente citado como um exemplo de discernimento da vontade de Deus. Ele é conhecido por sua fidelidade a Deus e por liderar os filhos de Israel na conquista da Terra Prometida. No livro de Josué (24.15), Josué faz uma declaração famosa: "Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor." Essa declaração mostra o compromisso de Josué em servir a Deus e também influenciar sua família a fazer o mesmo. Ele foi um exemplo de como um líder espiritual pode discernir a vontade de Deus e orientar sua família na mesma direção. E você pode seguir esse exemplo!
4. Tem boca de bênçãos: O sacerdote cristão abençoa sua família com suas palavras (Salmo 129.8; Números 6.24-26; Salmos 144.12; Isaías 44.3-4).
Na intercessão, no amor, no discernimento e nas bênçãos, sua luz brilhará diante dos homens, para que eles possam ver suas boas obras e glorificar seu Pai que está nos céus (Cf. Mateus 5.16 KJV).

O Rei Cristão

Horton (2009, p. 30 e 31), afirma que em 1 Pedro 2.9, "[...] Pedro enfatiza nossa posição privilegiada. Fazemos parte de uma geração escolhida, de um sacerdócio real (corpo de reis que exercem o ofício sacerdotal), de uma nação santa (incluindo judeus e gentios, Efésios 2.12-20)[...]"

A revelação bíblica o considera rei. 
Você age segundo essa revelação?

Os reis deste mundo não são nosso padrão. O rei cristão possui qualidades que imitam a Cristo:
1. Tomam frente nas situações adversas: Assim como Jesus, ao ser preso, disse "se é a mim que buscais, deixai ir estes" (João 18.8-9), o rei cristão não teme, mas é um escudo de proteção para sua família.
2. São provedores: Jesus nos ensinou que "se vocês estiverem em mim, e as minhas palavras estiverem em vocês, darão frutos"(João 15.7,8). O rei cristão provê para sua família, tanto material quanto espiritualmente.
3. Solucionam problemas: Jesus acalmou o mar, e houve bonança (Marcos 4.39). Da mesma forma, o rei cristão busca soluções para os problemas que surgem.
4. Administram as finanças: Mesmo que as moedas estejam na boca do peixe (Mateus 17.24–27). O texto bíblico em foco narra a história em que Jesus instrui Pedro a ir ao mar, lançar um anzol e pegar o primeiro peixe que ele pescasse. Jesus diz a Pedro que dentro da boca do peixe haveria uma moeda, com a qual ele poderia pagar o imposto devido. Aqui aprendemos a lição de como Deus pode usar os recursos que já estão disponíveis para nós. Nesse sentido, percebemos a importância de administrar sabiamente o dinheiro que já temos. Isso envolve fazer um orçamento, economizar, evitar dívidas desnecessárias e ser fiel aos princípios de generosidade e responsabilidade financeira. Embora a história envolva um elemento milagroso, Pedro ainda teve que agir. Ele teve que ir pescar e lançar o anzol. Da mesma forma, o rei cristão é incentivado a confiar em Deus, mas também a tomar medidas práticas para administrar suas finanças. Isso pode envolver procurar oportunidades de renda, investir sabiamente e buscar conselhos financeiros quando necessário. O rei cristão sabe administrar bem seus recursos!
5. Administram o banquete: Jesus disse "ide à cidade, e lá encontrareis um homem… "(Lucas 22.10). O rei cristão sabe como organizar e planejar, de forma estratégica.

De Sacerdote a Rei

Como trilhar o caminho de sacerdote a rei?
 
1. Ser lavado no sangue de Jesus, nosso altar de holocausto: A primeira etapa é a purificação, ser limpo pelo sangue de Jesus.
2. Participar do pão da vida, comunhão com Jesus, sob sua luz, no santuário: A comunhão com Jesus é essencial para o crescimento espiritual.
3. Contemplar a face de Jesus Cristo, nosso Deus, sendo cheio do seu Espírito, no Lugar Santíssimo: No Kodesh ha Kodashim (Lugar Santíssimo) está aquele que é três vezes santo. Quem entrar nesse lugar, jamais será o mesmo. Não será menos que sacerdote.

Purificação e acesso

Devido ao pecado do homem, uma parede de separação foi posta. Ao ser limpo no sangue do cordeiro, temos acesso à santidade de Deus, tão grandiosa que em nossa língua materna é expressa como Santidade das santidades (Efésios 2.13-14,18; 3.12).
A santidade de Deus é a pureza e a retidão de Sua natureza. Ele é por necessidade e por essência Santo. Seu próprio ser, a única fonte e padrão do bem; portanto, eticamente o que Ele quiser é justo e reto. Não há padrão para Deus; Ele é por si mesmo, o padrão do que é reto. Deus não se encontra debaixo de nenhuma lei de santidade; Ele, por si mesmo, é a lei de santidade (Mafra, 2018, p. 31, Apud Cole). 

De sacerdote a rei: fui transformado por Jesus Cristo.

Ser sacerdote do lar, é algo a ser aprendido. Devido à herança dos nossos ascendentes, repetimos alguns erros de forma inconsciente. Se abrirmos nossa mente ao aprendizado, deixando a luz das Escrituras iluminar nosso caminho, o Senhor Jesus Cristo nos ensinará a melhor viver: aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas (Mateus 11.29).
Minha transformação ocorreu em duas fases, e utilizo duas Bíblias para relatar meu testemunho: Bíblia de Estudo: Palavras-Chave Hebraico e Grego e Bíblia de Estudo Preparando Casais para a Vida
Quando minha esposa sentia dor de cabeça, não podia contar comigo. Eu ficava irado se minha presença fosse requisitada. Meus estudos teológicos não podiam ser interrompidos, ou o mundo desabaria.
Mas um belo dia, Deus tocou-me o coração, enquanto ensinava na Escola Dominical. Lendo a paráfrase de 1 Coríntios 13, (Moraes, pp. 59-61), intitulado "o amor na vida do pregador", Deus falou profundamente em meu ser, e foram necessárias algumas pausas na leitura, devido à emoção. Naquela manhã, após o período de ensino, antes do almoço, Deus usou uma profetisa para entregar o recado: o dom que eu buscava seria entregue, mas o requisito era o amor...
Minha Bíblia de Estudo Palavras-chave, tem uma página com a descrição de suas ferramentas: exegese, estudos bíblicos, homilética… e amor. Este último, acrescentei após ser tocado por Deus, sendo cheio do seu Espírito. Aleluia!




Exegese
Estudos bíblicos 
Homilética… e 
Amor

A Bíblia de Estudo Preparando Casais para a Vida, ensinou-me a ser transparente para com minha esposa. Isso significava a confissão de minhas fraquezas, e quase joguei essa Bíblia fora, pois as confissões traziam crises. Mas Deus entrou em nosso lar como justo juiz e corrigiu meu caminho. Não venci apenas a crise dos sete anos, mas também a dos vinte anos, que ainda nem chegou. Minha esposa e minha filha conhecem a senha do meu smartphone e têm liberdade para acessá-lo.
Hoje dou a vida pela minha família.




Conclusão

Após refletir sobre esses princípios fundamentais, você estará preparado para ser o guardião do seu lar. Sua dedicação ao amor sacrificial, à intercessão, ao discernimento espiritual, à administração sábia e à liderança compassiva, tornar-te-á o guardião que o seu lar necessita. Abrace esse nobre propósito, buscando a orientação e o exemplo de Cristo em todas as suas ações. Que o seu lar seja refúgio de amor, paz e graça, marcado pelo constante crescimento na fé e na santidade. E o seu caminho será: de sacerdote a rei. Amém!


Referências:

Cole, Claude Duval. DEFINIÇÃO DE DOUTRINA - VOLUME. 1 Palavra Prudente. https://palavraprudente.com.br/ebooks/q/cdcoledefinicaodedoutrinaI.pdf Acesso em: 02 abr 2024
Horton. Stanley M. 1 e 2 Pedro: A razão da nossa esperança. Rio de Janeiro–RJ, Brasil. CPAD. 7ª edição/2009. ISBN 85-263-0334-1. Compre na Amazon
Mafra, Enoque dos Santos. A cruz de Cristo: uma leitura histórica e teológica. Enoque dos Santos Mafra. 64 f. Monografia. FASSEB. Goiânia, Goiás. 2018.
Moraes, Jilton. Homilética 2: do púlpito ao ouvinte / Jilton Moraes. -- São Paulo: Editora Vida, 2008. ISBN 978-85-383-0058-8. Compre na Amazon
Voz da Verdade - O Tabernáculo. https://www.youtube.com/watch?v=00hRp1TwgqY

Comentários

  1. Maravilhosa reflexão sobre sacerdote a Rei! Vc meu Amor é o melhor escritor q já conheci !!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Doutrina Unicista e a Salvação

Introdução A importância do sangue de Jesus como único meio de salvação é um tema central nas Escrituras. Devemos crer que a redenção e remissão dos pecados são alcançadas através do sangue de Jesus. Em Efésios 1.7, é afirmado que em Jesus temos a redenção pelo seu sangue, demonstrando a importância desse sacrifício para a reconciliação com Deus. Quem é o salvador das nossas almas, conforme ensina a doutrina unicista? Antes de desenvolver o comentário, analisemos a letra da canção do Conjunto Voz da Verdade, que prega sobre a unicidade de Deus.  Música: Sangue Salvador Compositor: Carlos A. Moysés Muitos homens morreram por uma causa Mas não puderam salvar minha alma Muitos homens verteram sangue Mas tudo terminou logo num instante Mas com Jesus é diferente Seu sangue continua quente Quente para salvar E amar, e amar e perdoar Agora sou feliz pois encontrei o meu Senhor Que fez os céus e a terra e todo este esplendor Agora sou feliz pois tenho em quem me apegar O sangue de Jesus es...

Você é a Sagrada Habitação de Deus? Aprenda a Purificar-se Física e Espiritualmente

  Imagem da pomba ao fundo by Miriam por Pixabay Comentários no livro de Rebecca Brown — Prepare-se para a guerra — Capítulo 9: Demônios em Cristãos. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus (2 Coríntios 7). Introdução O assunto da presença de demônios em cristãos é controverso e polêmico. Muitos não acreditam ser isso possível, mas além de ser algo mais comum, deve ser tratado com cautela.  Inicialmente, Rebecca acreditava que cristãos não podiam ter demônios, até ser chamada por Deus para o ministério, onde buscou esclarecimento nas Escrituras e oração. Todas as nossas dúvidas devem ser levadas a Deus em oração, e o nosso Senhor nos dará o discernimento. 1. Ausência de declarações claras nas Escrituras Rebecca gostaria que o Senhor tivesse feito uma declaração clara nas Escrituras sobre esse tema tão delicado. Mas a Bíblia não afirma explicitamente se cristãos podem ou n...

É a doutrina unicista uma heresia? Resposta ao Manifesto da CGADB

 A discussão sobre Deus, como apresentado pela Bíblia Sagrada, continua. A trindade ou a unicidade? A CGADB divulgou um Manifesto contra o Unicismo, e enviei-lhes uma carta aberta, questionando seu posicionamento. Depois da Reforma Protestante, como está o Sola Scriptura? e Solus Christus? A Reforma tem cinco pilares, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória). E o lema da Reforma é “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est”, ou seja, “Igreja reformada, sempre se reformando”(CRUCAMPUS).  A discussão não fecha, mas, e se nós pararmos para observar "por fora", como ouvintes, com a Bíblia Sagrada em mãos, comparando cada texto dentro de seu contexto, como os cristãos de Bereia, para ver se as coisas são mesmo assim (Atos 17.11)? É a doutrina unicista uma heresia? Continue lendo, para compreender. Segue o cont...