Pular para o conteúdo principal

Sabedoria Que Clama: Conselhos Para Evitar o Caminho dos Tolos

 

Por que a Sabedoria Ri? Reflexões sobre Provérbios 1.20-33

“Filho, não devemos rir da desgraça alheia”. Você já ouviu essa frase?

Introdução

A frase “Filho, não devemos rir da desgraça alheia” ecoa um importante ensinamento moral. No entanto, o livro de Provérbios apresenta um conceito surpreendente: a sabedoria ri. Por que isso acontece? Este artigo explora o contraste entre a simplicidade, a zombaria e a sabedoria, destacando a urgência de ouvir o chamado divino para evitar uma vida mal vivida.

É certo que não devemos rir das desventuras do próximo, mas a sabedoria ri.

1. Escolhas Que Definem o Destino

Nossa vida é feita de escolhas. Escolhemos temer a Deus, o princípio da sabedoria, ou podemos ser zombadores, sem dar atenção à repreensão do Senhor. Escolhemos o que realizar ou não, mas os resultados serão nossos. 

2. O Perigo da Simplicidade

A simplicidade está na zona de conforto. O simples (estúpido, conforme a TB[1]) não sabe de nada e nem tem em vista saber. Não se abastece no verão, para ter abundância durante inverno. O significado de simples, conforme exposto no livro de Provérbios, tem sua origem na palavra hebraica פְּתִי (H6612) pᵉthîy (peth-ee') tolo (i.e., seduzível) [2].

Os zombadores são desatentos e profanam as coisas sagradas, rejeitando tudo o que é puro e verdadeiro.

Os insensatos não raciocinam. Seguem os zombadores sendo seduzidos por aparências de sabedoria e riqueza, prontos para cair em ciladas.

3. A Calamidade e o Chamado da Sabedoria

Quando a calamidade chega, eis o dilema: “Dei ouvidos à sabedoria, ou a desprezei?” Se meus depósitos estiverem cheios de temor do Senhor, orações e humildade, estarei certamente seguro. 

Por outro lado, para quem não dá ouvidos à sabedoria, o remédio tardio não surte efeito. Um chamado tardio não pode desfazer o dano irreparável feito a uma vida mal vivida [3]. Ouvir o conselho do Senhor é a prevenção a toda ruína. 

4. O Clamor da Sabedoria nas Ruas

A sabedoria é personificada em Provérbios como uma mulher que clama em voz alta, oferecendo o caminho da vida. Ela clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso.

Eis a prédica da sabedoria: Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?

Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.

Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!

Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão, eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês, quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.

“Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão.

Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações.

Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal” (Provérbios 1.20-33) [4].

Conclusão

Ouvir o conselho do Senhor é o caminho para evitar toda ruína. A sabedoria não ri da desgraça alheia por crueldade, mas como um alerta severo àqueles que insistem em ignorá-la. Atender ao clamor da sabedoria hoje é garantir um futuro seguro e tranquilo, sem temer nenhum mal. Como você tem respondido ao convite da sabedoria? Fico feliz por você, pois apenas os que buscam dias melhores dão atenção a temas como este. Que tal compartilhar com seus amigos, para ouvir suas opiniões sobre os caminhos da sabedoria?

Referências:

[1] Bíblia Tradução Brasileira

[2] Dicionário Strong do Antigo Testamento (Bíblia de Estudo Palavras-chave)

[3] Bíblia de Estudo do Expositor — Jimmy Swaggart.

[4] https://www.bibliaonline.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Doutrina Unicista e a Salvação

Introdução A importância do sangue de Jesus como único meio de salvação é um tema central nas Escrituras. Devemos crer que a redenção e remissão dos pecados são alcançadas através do sangue de Jesus. Em Efésios 1.7, é afirmado que em Jesus temos a redenção pelo seu sangue, demonstrando a importância desse sacrifício para a reconciliação com Deus. Quem é o salvador das nossas almas, conforme ensina a doutrina unicista? Antes de desenvolver o comentário, analisemos a letra da canção do Conjunto Voz da Verdade, que prega sobre a unicidade de Deus.  Música: Sangue Salvador Compositor: Carlos A. Moysés Muitos homens morreram por uma causa Mas não puderam salvar minha alma Muitos homens verteram sangue Mas tudo terminou logo num instante Mas com Jesus é diferente Seu sangue continua quente Quente para salvar E amar, e amar e perdoar Agora sou feliz pois encontrei o meu Senhor Que fez os céus e a terra e todo este esplendor Agora sou feliz pois tenho em quem me apegar O sangue de Jesus es...

Você é a Sagrada Habitação de Deus? Aprenda a Purificar-se Física e Espiritualmente

  Imagem da pomba ao fundo by Miriam por Pixabay Comentários no livro de Rebecca Brown — Prepare-se para a guerra — Capítulo 9: Demônios em Cristãos. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus (2 Coríntios 7). Introdução O assunto da presença de demônios em cristãos é controverso e polêmico. Muitos não acreditam ser isso possível, mas além de ser algo mais comum, deve ser tratado com cautela.  Inicialmente, Rebecca acreditava que cristãos não podiam ter demônios, até ser chamada por Deus para o ministério, onde buscou esclarecimento nas Escrituras e oração. Todas as nossas dúvidas devem ser levadas a Deus em oração, e o nosso Senhor nos dará o discernimento. 1. Ausência de declarações claras nas Escrituras Rebecca gostaria que o Senhor tivesse feito uma declaração clara nas Escrituras sobre esse tema tão delicado. Mas a Bíblia não afirma explicitamente se cristãos podem ou n...

É a doutrina unicista uma heresia? Resposta ao Manifesto da CGADB

 A discussão sobre Deus, como apresentado pela Bíblia Sagrada, continua. A trindade ou a unicidade? A CGADB divulgou um Manifesto contra o Unicismo, e enviei-lhes uma carta aberta, questionando seu posicionamento. Depois da Reforma Protestante, como está o Sola Scriptura? e Solus Christus? A Reforma tem cinco pilares, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória). E o lema da Reforma é “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est”, ou seja, “Igreja reformada, sempre se reformando”(CRUCAMPUS).  A discussão não fecha, mas, e se nós pararmos para observar "por fora", como ouvintes, com a Bíblia Sagrada em mãos, comparando cada texto dentro de seu contexto, como os cristãos de Bereia, para ver se as coisas são mesmo assim (Atos 17.11)? É a doutrina unicista uma heresia? Continue lendo, para compreender. Segue o cont...