Por que a Sabedoria Ri? Reflexões sobre Provérbios 1.20-33
“Filho, não devemos rir da desgraça alheia”. Você já ouviu essa frase?
Introdução
A frase “Filho, não devemos rir da desgraça alheia” ecoa um importante ensinamento moral. No entanto, o livro de Provérbios apresenta um conceito surpreendente: a sabedoria ri. Por que isso acontece? Este artigo explora o contraste entre a simplicidade, a zombaria e a sabedoria, destacando a urgência de ouvir o chamado divino para evitar uma vida mal vivida.
É certo que não devemos rir das desventuras do próximo, mas a sabedoria ri.
1. Escolhas Que Definem o Destino
Nossa vida é feita de escolhas. Escolhemos temer a Deus, o princípio da sabedoria, ou podemos ser zombadores, sem dar atenção à repreensão do Senhor. Escolhemos o que realizar ou não, mas os resultados serão nossos.
2. O Perigo da Simplicidade
A simplicidade está na zona de conforto. O simples (estúpido, conforme a TB[1]) não sabe de nada e nem tem em vista saber. Não se abastece no verão, para ter abundância durante inverno. O significado de simples, conforme exposto no livro de Provérbios, tem sua origem na palavra hebraica פְּתִי (H6612) pᵉthîy (peth-ee') tolo (i.e., seduzível) [2].
Os zombadores são desatentos e profanam as coisas sagradas, rejeitando tudo o que é puro e verdadeiro.
Os insensatos não raciocinam. Seguem os zombadores sendo seduzidos por aparências de sabedoria e riqueza, prontos para cair em ciladas.
3. A Calamidade e o Chamado da Sabedoria
Quando a calamidade chega, eis o dilema: “Dei ouvidos à sabedoria, ou a desprezei?” Se meus depósitos estiverem cheios de temor do Senhor, orações e humildade, estarei certamente seguro.
Por outro lado, para quem não dá ouvidos à sabedoria, o remédio tardio não surte efeito. Um chamado tardio não pode desfazer o dano irreparável feito a uma vida mal vivida [3]. Ouvir o conselho do Senhor é a prevenção a toda ruína.
4. O Clamor da Sabedoria nas Ruas
A sabedoria é personificada em Provérbios como uma mulher que clama em voz alta, oferecendo o caminho da vida. Ela clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso.
Eis a prédica da sabedoria: Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?
Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.
Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!
Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão, eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês, quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.
“Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão.
Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações.
Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal” (Provérbios 1.20-33) [4].
Conclusão
Ouvir o conselho do Senhor é o caminho para evitar toda ruína. A sabedoria não ri da desgraça alheia por crueldade, mas como um alerta severo àqueles que insistem em ignorá-la. Atender ao clamor da sabedoria hoje é garantir um futuro seguro e tranquilo, sem temer nenhum mal. Como você tem respondido ao convite da sabedoria? Fico feliz por você, pois apenas os que buscam dias melhores dão atenção a temas como este. Que tal compartilhar com seus amigos, para ouvir suas opiniões sobre os caminhos da sabedoria?
Referências:
[1] Bíblia Tradução Brasileira
[2] Dicionário Strong do Antigo Testamento (Bíblia de Estudo Palavras-chave)
Comentários
Postar um comentário