Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. (Deuteronômio 6:4-9 NVI)
Introdução
Nosso texto-base é um dos mais conhecidos e menos praticados na atualidade. Ideologias contrárias aos padrões de Deus têm sacudido grande parte da nova geração, que acaba sendo levada pelas mais diversas ondas mortais.
Não podemos abraçar o mundo com as mãos, mas podemos servir de bênção, deixando a luz de Cristo brilhar em nossas vidas, nossa família, tendo responsabilidade ao ensinar nossos filhos.
Aplicando o texto bíblico
Analisaremos a partir de agora a sequência do texto bíblico em foco para melhor aplicação.
Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Deus fala à toda a casa de Israel. Deus fala à coletividade. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas (Apocalipse 2.7). Deus se declara como único e exclusivo Senhor. Toda a terra tema o SENHOR; tremam diante dele todos os habitantes do mundo (Salmo 33.8).
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Se o Senhor for a prioridade em nossa vida, todas as outras coisas serão consequências. Não existe pessoa que ame ao Senhor de todo o coração, de toda a alma e com todas as forças e não seja uma pessoa completa em tudo: uma pessoa do bem, saúde para a sociedade que o cerca, como o tempero do alimento, como a luz que expulsa a escuridão.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Tudo começa no coração. Conseguimos transmitir apenas o que está no coração. Este é um chamado à experiência real com Deus. Para cumprirmos os outros passos, devemos iniciar pelo íntimo do nosso coração.
O cristão guardará os Mandamentos do Senhor apenas se entender que Cristo é a Fonte, enquanto a Cruz é o Meio; quando a nossa Fé está apoiada exclusivamente em Cristo e na Cruz, o Espírito Santo faz com que guardemos os Mandamentos. (Bíblia de Estudo do Expositor — Jimmy Swaggart)
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Uma vez que a Palavra tem raiz em mim, posso ensinar com persistência aos filhos, que desde tenra idade devem ser educados nos caminhos do Senhor. Os filhos devem ser doutrinados no seio da família, para terem respostas firmes diante de tanta corrupção e a confusão do relativismo. Como ensinar? Através do diálogo. O texto bíblico apresentado nos dá as orientações corretas, como veremos a seguir.
Como ensinar?
Sentado em casa. Ensine seus filhos que eles são casa de Deus, lugar onde o Senhor habita. Diga-lhes que esta casa onde moram juntos é um presente de Deus, portanto, lugar de paz e descanso.
Andando pelo caminho. Diga a seus filhos que cada caminho leva a um objetivo e que Jesus é o único Caminho para a vida eterna. Diga-lhes que as pedras no caminho nos ensinam a ser mais atentos e fortes e que o Senhor não transformará as pedras em pão, porque não obedecerá ao tentador, porque Ele mesmo, Jesus, é a Rocha inabalável e o pão da vida.
Quando se deitar. Ensine seus filhos a agradecerem a Deus por mais um dia passado, pelos livramentos, pelos ensinamentos, enfim, lembrem-se das bênçãos de Deus e agradeçam ao Jeová Jireh, seu provedor.
Quando se levantar. Ensine seus filhos a iniciar o dia em oração, como a oração modelo, do Pai nosso. Ensine-os a estenderem mais suas palavras para a oração ser mais pessoal e não mera repetição.
Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Faça com que todos ao seu redor vejam Deus em você. Que este sinal esteja sempre em você, para que sejas pelo exemplo o evangelho vivo do Senhor, o evangelho que salva, que traz cura e libertação. Contagie o mundo com a presença de Deus em você.
Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. Após guardar a Palavra no seu coração e ensinar a sua família, sendo exemplo vivo, declare o Senhorio de Cristo sobre toda a tua casa, nas entradas, batentes das portas e portões, onde todos possam ver. Onde o mundo inteiro pode ver seus portões e batentes? Nas redes sociais e plataformas as mais diversas, de podcasts a streaming de vídeos. Lembre-se: não sacia a sede apenas olhar para a fonte, mas beber das águas que de lá provém.
Pais, transmitam Jesus a seus filhos!
Comentários
Postar um comentário