“O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e se obtém mediante uma vida justa.”
— Provérbios 16.31
Cresci na igreja, lendo a Bíblia, o Livro dos livros, onde aprendi a importância de honrar pai e mãe. Hoje, escrevo esta carta para meu pai, um homem cuja vida e fé se refletem em cada lembrança preciosa que carrego comigo. Decidi compartilhar esta homenagem em público, pois acredito que honrá-lo em vida é a melhor forma de expressar minha gratidão. Esta é a minha homenagem:
De: Samuel Mafra
Para: Francisco Mafra
Ao meu pai…
Pai, o senhor é um exemplo para mim. Exemplo de garra, de força, coragem. Um homem valente. Sacerdote do lar. Lembro-me de quando o senhor lia o Salmo 91 à noite, para que seus três filhos — Joel, Samuel e Enoque — pudessem dormir em paz, sob a proteção do Altíssimo. Cada versículo lido trazia segurança, e nós dormíamos sabendo que Deus estava conosco.
Também me lembro dos belos hinos que o senhor cantava, enquanto tocava violão. Melodias como No princípio era o verbo, O amor é como a rosa perfumada e Oh, meu irmão, acorda, pois já estás dormindo; Oh meu eterno Jesus, sempre te hei de louvar… ecoam até hoje em minha memória.
E outros. Muitos outros louvores. O senhor cantava por paixão. E no meu silêncio eu tinha o prazer, o privilégio, a alegria de ouvir a sua voz com o violão, que me trazia segurança e Deus se fazia presente. Havia uma dimensão espiritual grandiosa nos louvores que o senhor entoava. Na igreja os irmãos gostavam de convidar o irmão Mafra para cantar.
Exemplo de Garra e Dedicação
Há tantas lembranças, pai. O senhor estudando inglês em voz alta, gravando suas lições em fitas K-7.Lembro-me que o senhor dava banho na Lessinha, nossa cachorrinha com xampu e depois passava perfume (risos). Um dia o senhor chegou em casa e lá estava o livro de inglês, em pedaços: A Lessie devorou suas lições de inglês!
Lembro-me do seu suor, seu sofrimento de porta em porta, oferecendo o serviço, muitas vezes trocando até por dois pratos de refeição: o meu e o seu. Nunca faltou o pão, nem a igreja, nem os belos hinos, nem a expectativa de vitória.
Lembro-me do rádio ligado durante a noite. Lembro-me dos patos, galinhas e ovelhas.
Recordo-me do quanto Deus te honrou em Caviana — AM. Pudemos ter fartura na mesa, desde as carnes de caça até o freezer cheio, que quase não conseguíamos fechar. O senhor nunca teve dificuldade em atender nossos pedidos e nos dava dinheiro sem perguntar onde seria gasto.
Gratidão pelo Legado
Hoje sou também um pai de família, abençoado, e jamais esquecerei de onde vim, e por onde passei. trago comigo os valores que o senhor plantou no meu coração. Escrevo também, porque via o senhor escrevendo, compondo textos poéticos e músicas.Valeu a pena pai. Obrigado por cada dia, cada sacrifício, cada conselho. Eu te amo!
Os seus três filhos, Joel, Samuel e Enoque, te agradecem!
Pai Francisco e vovô Sabá |
Joel (esq.), Enoque (meio) e Samuel (dir.) e as mãos do nosso pai |
Samuel (esq.), Joel (meio) e papai, com a cachorra Baronesa |
Reflexão Final
Essa carta ao meu pai é um tributo que escrevo com o coração cheio de gratidão. Que ela inspire você a honrar aqueles que ama e a celebrar, enquanto há tempo, aqueles que têm sido pilares na sua vida. Qual a lembrança mais forte que você tem de seu pai ou mãe? Que tal escrever algo para eles hoje?
Lindo texto 👏👏👏👏👏
ResponderExcluir