Pular para o conteúdo principal

Desigrejados? Entendendo a Igreja Orgânica


 

Muito se fala sobre os “desigrejados”. Você pode ler um artigo sobre esse tema no site Teologia Brasileira. Leia também os comentários para entender o ponto de vista de cada um.

Parte do artigo:

“Quando analisamos os verdadeiros motivos pelos quais os desigrejados se privam da comunhão fraternal com o Corpo de Cristo, algumas reflexões necessitam serem feitas dentro de nós enquanto líderes, enquanto pastores, enquanto discipuladores, enfim, precisamos rever os nossos conceitos de Sal e Luz deste mundo (Mateus 5.13-16), o conceito de embaixadores de Cristo em uma terra que não é nossa (2 Coríntios 5.20), precisamos realizar uma práxis da nossa conduta cristã e ética, pois percebemos claramente, que ao invés de convergir os corações das pessoas à Deus, estamos expelindo-as e as privando da convivência com o verdadeiro Corpo de Cristo” 

“São alguns membros do Corpo de Cristo que estão por aí espalhados, desmembrados, solitários, tentando se reerguer sozinhos, tentando sobreviver sem o resto do corpo. Não obstante, segundo as Escrituras, sabemos que isso é impossível, logo esta classe de pessoas irá perecer, morrer espiritualmente, apodrecerão numa sociedade que se diz cristã.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. (João 15:4-6)”

Comentando:

Parece que quiseram falar de pessoas que se desviaram do caminho do Senhor. Desigrejados deveriam ser os que realmente se desviaram da Bíblia e do Deus da Bíblia. O termo “igreja orgânica” pode descrever melhor esse grupo de pessoas que deixaram os prédios mas não deixaram sua fé.

Não podemos afirmar que aquele que faz reuniões unicamente em sua casa ao Nome do Senhor Jesus Cristo, esteja destituído da videira verdadeira ou desmembrado. Podem estar sim, desmembrados quanto à igreja visível, mas são membros da igreja invisível, que é o grupo de pessoas que Deus reconhece como seu povo e são salvos.

Não devemos generalizar

 Toda generalização é sujeita a erros. Há muitos que estão dentro do sistema Religioso, mas não se corromperam. E podemos dizer o mesmo dos que saíram: Uma parte mantém a comunhão com Deus, e a outra parte descobrirá mais cedo ou mais tarde que o problema os acompanhou, pois havia pecados não tratados em suas vidas. 

Nas cartas de Jesus às sete igrejas da Ásia, registradas no livro de Apocalipse, erros são apontados, mas também elogios aos que não se comprometeram com a falsidade.

O apóstolo Pedro deixou registrado um alerta:

Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;

Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória (1 Pedro 5.2-4)

Parece que grande parte dos líderes religiosos não deu atenção à instrução do apóstolo e o resultado está visível mundialmente. Há líderes que querem vender milagres e a salvação, mas muitos já despertaram e não se deixam mais levar. O problema nunca foi a igreja como instituição, mas os abusos por parte de líderes e a rebeldia de alguns membros. Exemplo disso é a desigualdade entre líderes: Enquanto uma nata vive no luxo, a maioria esmagadora está no lixo, não tem vez e nem voz, passam necessidades e estão esperando riquezas só no céu, por aprenderem assim. Isso é difícil de engolir.

Há uma solução: Olhar para Jesus, sendo simples como pombas e prudentes como serpentes. Quem está em uma congregação local, frutifique onde está, conforme a palavra de Deus e não a manipulação humana, para não se arrepender depois. Quem está na igreja orgânica, não abandone sua fé: frutifique também. Busque a visão de Deus para cumprir seu propósito. Quando Jesus voltar, tudo será resolvido. O próprio Jesus fará separação entre os que são dele e os que não são.

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve (Malaquias 3.18). 

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda (Mateus 25.31-33) 

E irão estes [os bodes] para o tormento eterno, mas os justos [ovelhas] para a vida eterna (Mateus 25.46).

Deus vos abençoe! 

Referências:

Site Teologia Brasileira. Acesso em 18/07/2021, 11h30m.

Mafra, Samuel. Igreja, Respostas Sinceras. Edição do Kindle. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Doutrina Unicista e a Salvação

Introdução A importância do sangue de Jesus como único meio de salvação é um tema central nas Escrituras. Devemos crer que a redenção e remissão dos pecados são alcançadas através do sangue de Jesus. Em Efésios 1.7, é afirmado que em Jesus temos a redenção pelo seu sangue, demonstrando a importância desse sacrifício para a reconciliação com Deus. Quem é o salvador das nossas almas, conforme ensina a doutrina unicista? Antes de desenvolver o comentário, analisemos a letra da canção do Conjunto Voz da Verdade, que prega sobre a unicidade de Deus.  Música: Sangue Salvador Compositor: Carlos A. Moysés Muitos homens morreram por uma causa Mas não puderam salvar minha alma Muitos homens verteram sangue Mas tudo terminou logo num instante Mas com Jesus é diferente Seu sangue continua quente Quente para salvar E amar, e amar e perdoar Agora sou feliz pois encontrei o meu Senhor Que fez os céus e a terra e todo este esplendor Agora sou feliz pois tenho em quem me apegar O sangue de Jesus es...

Você é a Sagrada Habitação de Deus? Aprenda a Purificar-se Física e Espiritualmente

  Imagem da pomba ao fundo by Miriam por Pixabay Comentários no livro de Rebecca Brown — Prepare-se para a guerra — Capítulo 9: Demônios em Cristãos. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus (2 Coríntios 7). Introdução O assunto da presença de demônios em cristãos é controverso e polêmico. Muitos não acreditam ser isso possível, mas além de ser algo mais comum, deve ser tratado com cautela.  Inicialmente, Rebecca acreditava que cristãos não podiam ter demônios, até ser chamada por Deus para o ministério, onde buscou esclarecimento nas Escrituras e oração. Todas as nossas dúvidas devem ser levadas a Deus em oração, e o nosso Senhor nos dará o discernimento. 1. Ausência de declarações claras nas Escrituras Rebecca gostaria que o Senhor tivesse feito uma declaração clara nas Escrituras sobre esse tema tão delicado. Mas a Bíblia não afirma explicitamente se cristãos podem ou n...

É a doutrina unicista uma heresia? Resposta ao Manifesto da CGADB

 A discussão sobre Deus, como apresentado pela Bíblia Sagrada, continua. A trindade ou a unicidade? A CGADB divulgou um Manifesto contra o Unicismo, e enviei-lhes uma carta aberta, questionando seu posicionamento. Depois da Reforma Protestante, como está o Sola Scriptura? e Solus Christus? A Reforma tem cinco pilares, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória). E o lema da Reforma é “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est”, ou seja, “Igreja reformada, sempre se reformando”(CRUCAMPUS).  A discussão não fecha, mas, e se nós pararmos para observar "por fora", como ouvintes, com a Bíblia Sagrada em mãos, comparando cada texto dentro de seu contexto, como os cristãos de Bereia, para ver se as coisas são mesmo assim (Atos 17.11)? É a doutrina unicista uma heresia? Continue lendo, para compreender. Segue o cont...