O que é Igreja?
A pergunta “O que é Igreja?” vai além das paredes de um edifício ou das reuniões semanais. A igreja, no sentido mais profundo e bíblico, é uma comunidade de crentes edificada pelo próprio Senhor Jesus Cristo, fundamentada em sua obra redentora e movida pelo Espírito Santo. Exploraremos o significado e a essência da igreja conforme revelada nas Escrituras.
A Fundação da Igreja
A igreja foi edificada pelo Senhor Jesus Cristo, conforme Ele mesmo declarou: “Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Esse ato de edificação teve seu início na cruz do Calvário, quando Jesus bradou: “Está consumado!” (João 19.30). A obra redentora de Cristo é a base sólida sobre a qual a igreja está construída. Jesus é o único Pai da igreja, o fundamento, a pedra principal.
O Fundamento Apostólico e Profético
Estamos edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, com Jesus Cristo como a principal pedra da esquina (Efésios 2.20). A revelação bíblica está completa e não pode ser acrescentada. O fundamento dos apóstolos e profetas inclui tudo o que os profetas do Antigo Testamento e os apóstolos do Novo Testamento pregaram e deixaram escrito: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Coríntios 3.11). Portanto, não devemos denominar “pais da igreja” os bispos dos séculos subsequentes, ou nos arriscaremos a aceitar erros doutrinários e ir além do que está escrito.
A Inauguração da Igreja
A igreja foi inaugurada no Dia de Pentecostes, quando os discípulos perseveravam em oração. Naquele dia, ouviram um som muito forte e viram línguas com aparência de fogo que pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo (Atos 2.1-4) e tornaram-se testemunhas de Jesus, em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e por todo o mundo, cumprindo-se a promessa de Jesus (Atos 1.8).
A Essência da Igreja
A igreja, portanto, é composta por pessoas que responderam positivamente ao chamado do Senhor. Deus chama a todos, mas a decisão é individual. Ele nos chama para uma vida de adoração (João 4.23-24), tendo-O como Senhor de nossas vidas e recebendo, como herança, a vida eterna (João 3.16). Em suma, a igreja é formada pelo grupo de pessoas que adoram a Deus em Nome de Jesus Cristo, conhecendo-O e fazendo-O conhecido.
O Local de Adoração
Sobre o local de adoração, Jesus disse: “Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai” (João 4.21). Chegamos a esse tempo. Não há um local fixado por Deus para adoração. O lugar de adoração é onde estiverem reunidos dois ou três no Nome do Senhor Jesus, que garante Sua presença (Mateus 18.20).
O lugar para a comunhão entre irmãos é a congregação, que pode estar no templo, nas praças ou mesmo na casa de algum irmão. Neste momento de ajuntamento dos irmãos, você pode entender parte das Escrituras e aprender como praticá-la, se o dirigente das reuniões estiver preparado para o ensino, o que sabemos não ser realidade em muitos lugares. Esteja em um lugar entre irmãos onde você possa edificar e ser edificado, onde você possa exercer o amor além das palavras, auxiliando a quem precisa.
Muitos dizem que “vão à igreja adorar a Deus”, mas a verdadeira adoração começa ao despertar, no início do dia. Vamos à igreja, não para adorar, mas porque somos adoradores. Na prática, deveria ser assim. Alguns vão à igreja e chegam frustrados em casa dizendo que não tiveram oportunidade de adorar. Irmão, sua oportunidade começou desde que adentrou o templo! Ou melhor: no amanhecer de um novo dia. Sua oportunidade não se resume ao púlpito e ao microfone. Há pessoas que fazem um belo teatro de sentir a presença, mas ao chegar em casa, “a presença” já se foi.
Conclusão
Este é um chamado para sermos adoradores verdadeiros, vivendo uma vida de adoração contínua e sincera. A igreja não é um lugar específico, mas um povo escolhido que vive para glorificar a Deus em todos os momentos. Vamos, então, responder ao chamado do Senhor, adorando-O em espírito e em verdade, e fazendo de nossa vida um culto contínuo ao nosso Deus.
Comentários
Postar um comentário