Pular para o conteúdo principal

A Doutrina Unicista e a Salvação

Introdução

A importância do sangue de Jesus como único meio de salvação é um tema central nas Escrituras. Devemos crer que a redenção e remissão dos pecados são alcançadas através do sangue de Jesus. Em Efésios 1.7, é afirmado que em Jesus temos a redenção pelo seu sangue, demonstrando a importância desse sacrifício para a reconciliação com Deus. Quem é o salvador das nossas almas, conforme ensina a doutrina unicista? Antes de desenvolver o comentário, analisemos a letra da canção do Conjunto Voz da Verdade, que prega sobre a unicidade de Deus.

 Música: Sangue Salvador

Compositor: Carlos A. Moysés


Muitos homens morreram por uma causa

Mas não puderam salvar minha alma

Muitos homens verteram sangue

Mas tudo terminou logo num instante

Mas com Jesus é diferente

Seu sangue continua quente

Quente para salvar

E amar, e amar e perdoar


Agora sou feliz pois encontrei o meu Senhor

Que fez os céus e a terra e todo este esplendor

Agora sou feliz pois tenho em quem me apegar

O sangue de Jesus está quente pra salvar

Base bíblica:

E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel (Hebreus 12.24).

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado (1 Pedro 1.18,19).


1. A teologia unicista

A base da teologia Unicista é um conceito radical de monoteísmo. Simplesmente declara, Deus é absoluta e indivisivelmente um. Não há distinções ou divisão essencial em Sua natureza eterna, todos os nomes e títulos da Deidade, tais como Elohim, Yahweh, Adonai, Pai, Verbo, Espírito Santo referem-se a um e o mesmo ser. Qualquer pluralidade associada com Deus é somente uma pluralidade de atributos, títulos, papéis, manifestações, modos de atividades, ou relacionamentos do homem.

2. Salvação no Antigo Testamento

Quanto à salvação, as passagens do Antigo Testamento afirmam que não há outro Deus ou Salvador além de Yahweh. Essas afirmações revelam a exclusividade de Yahweh como o único capaz de trazer salvação.
“… antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu SOU o SENHOR, e fora de mim não há salvador.” (Isaías 43.10-11).
Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus (Isaías 43.12).
Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim (Isaías 45.21).
Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro (Isaías 45.22).
Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu (Oseias 13.4).

3. Salvação no Novo Testamento

No Novo Testamento, é afirmado que não há salvação em nenhum outro nome, exceto em Jesus (Atos 4.12). Jesus é o nome pelo qual a remissão dos pecados é concedida a todos que creem nele (Atos 10.43).
Deus acompanhou a revelação de Si próprio em carne com um novo nome. Este nome é Jesus, que inclui e toma o lugar de Yahweh, pois literalmente significa Yahweh — Salvador, ou Yahweh é Salvação. Apesar de outros levarem o nome Jesus, o Senhor Jesus Cristo é o único que realmente é o que o nome descreve. Vejamos algumas passagens bíblicas:
E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4.12).
Por meio de seu nome, todo o que nele crê recebe remissão de pecados (Atos 10.43).
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (Atos 16.31).
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens (João 10.9).
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal (1 Timóteo 1.15).
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 1.11).
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Filipenses 3.20).
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém (2 Pedro 3.18).
Os versículos acima esclarecem que Jesus Cristo é nosso Senhor e Salvador.

4. Jesus é Deus e salvador

A Unicidade afirma em termos fortes que Jesus é Deus, o mesmo do Antigo Testamento, e sustenta que os escritores do Novo Testamento tencionavam isto quando chamavam Jesus de Deus. Isto é, o único e somente Deus do Antigo Testamento se encarnou como Jesus Cristo. A passagem de 2 Coríntios 5.19 afirma que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo, ressaltando a identidade divina de Jesus. Além disso, 1 Timóteo 3.16 fala de Deus manifestado em carne, referindo-se a Jesus. Na terminologia bíblica, Jesus é nosso Deus e Salvador (2 Pedro 1.1).
Conhecemos Deus como nosso Pai, conhecemos Deus como nosso Salvador e conhecemos Deus pelo Seu Espírito em nossos corações. Mas não há três Deuses. O verdadeiro Cristão é um monoteísta.
Outro texto que prova não haver distinções ou divisão essencial quanto a natureza eterna de Deus, é a afirmação do apóstolo Paulo de que o sangue de Jesus é sangue de Deus:
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue (Atos 20.28).
Em suma, a doutrina unicista crê na Bíblia Sagrada, sabendo que o único salvador de nossas almas é Deus, que manifestou a todos o seu Nome: Senhor Jesus Cristo.

Conclusão

Meu objetivo em postar sobre a doutrina unicista é jogar por terra o falso mito levantado pelos mestres da lei de que essa doutrina seria herética. A doutrina unicista não rejeita o plano bíblico de salvação.

Vejam, estudem e comprovem, texto e contexto. Comparem coisas espirituais com espirituais e vejam que a doutrina unicista não é outro evangelho, não é evangelho estranho e nem doutrina de homens, senão o que está escrito. Somente o que está na Bíblia. Nada além da Bíblia.

Saiba mais

  • Quer entender sobre o uso da palavra plural, Elohim?
  • O “façamos” de Gênesis 1.26?
  • O batismo de Cristo em Mateus 3.13-17?
  • O “outro Consolador” em João 14?

Então leia o post: Quem é Deus na Doutrina Unicista?

Deus vos abençoe!

Referências:

Bíblia Online. https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi

Voz da Verdade — Mogi Mirim.

http://www.vozdaverdade.net/Essenciais-da-Teologia-Unicista.php



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você é a Sagrada Habitação de Deus? Aprenda a Purificar-se Física e Espiritualmente

  Imagem da pomba ao fundo by Miriam por Pixabay Comentários no livro de Rebecca Brown — Prepare-se para a guerra — Capítulo 9: Demônios em Cristãos. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus (2 Coríntios 7). Introdução O assunto da presença de demônios em cristãos é controverso e polêmico. Muitos não acreditam ser isso possível, mas além de ser algo mais comum, deve ser tratado com cautela.  Inicialmente, Rebecca acreditava que cristãos não podiam ter demônios, até ser chamada por Deus para o ministério, onde buscou esclarecimento nas Escrituras e oração. Todas as nossas dúvidas devem ser levadas a Deus em oração, e o nosso Senhor nos dará o discernimento. 1. Ausência de declarações claras nas Escrituras Rebecca gostaria que o Senhor tivesse feito uma declaração clara nas Escrituras sobre esse tema tão delicado. Mas a Bíblia não afirma explicitamente se cristãos podem ou n...

É a doutrina unicista uma heresia? Resposta ao Manifesto da CGADB

 A discussão sobre Deus, como apresentado pela Bíblia Sagrada, continua. A trindade ou a unicidade? A CGADB divulgou um Manifesto contra o Unicismo, e enviei-lhes uma carta aberta, questionando seu posicionamento. Depois da Reforma Protestante, como está o Sola Scriptura? e Solus Christus? A Reforma tem cinco pilares, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória). E o lema da Reforma é “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est”, ou seja, “Igreja reformada, sempre se reformando”(CRUCAMPUS).  A discussão não fecha, mas, e se nós pararmos para observar "por fora", como ouvintes, com a Bíblia Sagrada em mãos, comparando cada texto dentro de seu contexto, como os cristãos de Bereia, para ver se as coisas são mesmo assim (Atos 17.11)? É a doutrina unicista uma heresia? Continue lendo, para compreender. Segue o cont...