Ao ouvir acusações contra a doutrina unicista, pesquisei diversas fontes, comparando-as com a Bíblia e, sinceramente, não encontrei erros doutrinários.
Introdução
As atribuições a Deus de partes do corpo humano é antropomorfismo, já que o único corpo físico permanente de um Deus que é Espírito é o do Filho de Maria.
Para os irmãos unicistas, o verdadeiro mistério da Divindade é a Encarnação (1 Timóteo 3.16), e tem sido revelado. A pergunta é: os unicistas creem no Filho de Deus? Analisemos a letra da música “Chuva de Sangue”, do Conjunto Voz da Verdade, cujo ministério é unicista.
Música: Chuva de Sangue (Voz da Verdade)
Uma chuva que cai e lava minha alma
Uma chuva que vem da cruz de Jesus
Este sangue que entra nas minhas veias
Que me faz conhecer quem é o meu pai
Pelas suas feridas
Eu pude ser sarado
Este sangue tem poder
Deixa o medo de lado
Chuva de sangue eu sinto aqui cair
Lava minha alma e cura o meu ser
Sangue de Deus que me fez filho seu
Meu DNA tem o código do filho de Deus
1. Analisando a pregação: a doutrina unicista crê no Filho de Deus?
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3:36
Estes dois versículos foram citados pelo Pr. Carlos no vídeo abaixo, aos 10min,13-39seg
O que devemos perguntar sempre é: essa afirmação tem respaldo bíblico? Observem sempre o texto, junto ao seu contexto, não se deixando levar por meras suposições. Está correto afirmar que o grande mistério é o da encarnação e que já foi revelado, conforme 1 Timóteo 3.16? Leiamos: Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória (1 Timóteo 3.16). Sim, Deus foi manifesto em corpo. Conhecemos essa manifestação como: Jesus Cristo.
2. Deus manifesto em carne
Os expoentes da Unicidade explicam que o termo Filho fala da manifestação do único Deus em carne. Eles afirmam que Filho pode referir-se à natureza humana de Cristo somente ou à união de deidade e humanidade. Entretanto, eles insistem que o termo não pode ser usado quando separado da encarnação de Deus; nunca pode apenas se referir à deidade. Eles rejeitam o termo Deus Filho, não bíblico, a doutrina do Filho eterno, e a doutrina da geração eterna. A frase “o Filho unigênito” não se refere ao fato que o Filho foi gerado do Pai, por uma geração espiritual inexplicável, mas refere-se à concepção miraculosa de Jesus no ventre da virgem pelo Espírito Santo.3. Passagens bíblicas: o tempo e o papel do Filho
Para estabelecer o princípio da existência do Filho, os crentes Unicistas indicam as seguintes passagens das Escrituras:
Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente Santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lucas 1.35).
“Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gálatas 4.4).
“Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” (Hebreus 1.5).
Eles apontam para o tempo em que o papel distinto do Filho terminará, quando o propósito redentor para o qual Deus se manifestou em carne não existirá mais. Isto não implica que o corpo imortal glorificado de Cristo deixará de existir, mas que a obra de mediador e o reinado do Filho findarão. O papel do Filho será imerso pela grandeza de Deus, que permanecerá em Seu papel original como Pai, Criador e Soberano de todas as coisas. “Então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1 Coríntios 15.28).
4. As duas naturezas de Cristo
5. Por que a expressão “sangue de Deus”?
Conclusão
Pelas afirmações apresentadas e pelo respaldo bíblico, concluímos que os irmãos unicistas creem no Filho de Deus.
Três manifestações: um só Deus. Três títulos: Pai, Filho e Espírito Santo. Um Nome — Jesus.
Jesus é Senhor e Cristo: Senhor Jesus Cristo.
Quer ver Deus? Olhe para o Cordeiro. Olhe para o Leão da tribo de Judá.
O Cordeiro é Jesus. O Leão é Jesus. Jesus é Deus!
Aleluia!
Referências:
Bíblia Online. https://www.bibliaonline.com.br/acf+nvi
Voz da Verdade — Mogi Mirim. http://www.vozdaverdade.net/Essenciais-da-Teologia-Unicista.php
Comentários
Postar um comentário